Ansiedade Engorda? Como a TFT pode ajudar?

Será que a ansiedade engorda? Bem… não é bem assim, mas… Ah! Neste post você vai descobrir como a TFT pode ajudar você.

Com a correria dos dias de hoje, o estresse do trabalho e das milhares de obrigações a que nos submetemos (casa, relacionamentos, estudos, compromissos) acabamos (a maioria) sofrendo com os sintomas e consequências da ansiedade.

E um dos sintomas de quem sofre com ansiedade está o hábito de comer descontroladamente. É como se a comida pudesse amenizar a nossa sensação de ansiedade. Na verdade, isso até acontece…  e eu explico no decorrer do texto e como a TFT pode ajudar.

ansiedade é um das grandes vilãs dos tempos de hoje, e muita gente sofre com as consequências e os sintomas dessa perturbação. Algumas pessoas podem sim engordar, pois junto com a ansiedade vêm desejos de como comer exageradamente, mas isto não é uma regra.

Confira no vídeo abaixo como a ansiedade pode agir para engordar.

A ansiedade é caracterizada pela vaga apreensão, aflição e insegurança que é acompanhada de percepções físicas como palpitações, sudorese e outros sintomas como desconfortos abdominais, “nó na garganta”, peito apertado. Medos exagerados ou de perigo iminente (e nem sempre fundamentados) são alguns outros sintomas.

Na verdade este sentimento é algo bastante natural e existe desde as origens do homem, é o instinto que nos manteve vivos até hoje. Quando uma ameaça ativa intensamente o nosso sistema nervoso simpático (sistema nervoso autônomo), ele dispara o mecanismo de luta ou fuga. Vou traduzir: diante de algo que o nosso cérebro julga perigoso, ou nos julgamos com forças para enfrentarmos o problema, ou “pernas para quem te quer” para fugir da situação.

Foi desta maneira que sobrevivemos até hoje! Imagina na época dos dinossauros. Um sentimento de ansiedade era na verdade um motivo para fugir de um grande predador. Esse mecanismo só foi se desenvolvendo ao longo do tempo e adaptado as nossa temores atuais.

Só que há a ansiedade normal e a ansiedade patológica, e esta última nos traz consequências muitas vezes grave. Como medo exagerado sem uma causa aparente e sem o indivíduo saber o que o deixou daquele jeito. Outra consequência são os níveis de tensão desproporcional e/ou exagerado em relação à causa. Neste quadro, a ansiedade se caracteriza como crônica e pode dura meses, ou até anos. Os pacientes com ansiedade crônica relatam não conseguir exercer nenhum controle.

Ansiedade Engorda?
E você… desconta sua ansiedade na comida?

Mas afinal, ansiedade engorda ou não?

Agora se a ansiedade engorda ou não é provável que ocasione um aumento de peso sim, porque a ansiedade libera no organismo quantidades maiores dos hormônios adrenalina e cortisol que levam o aumento do acúmulo de gordura na barriga. Diminuindo a quantidade de volume dos músculos e fazendo com que o indivíduo pareça inchado, mais gordo e dando a sensação de um aumento de peso muito grande.

Mas, você pode ganhar peso porque a ansiedade faz com que haja um aumento do consumo de alimentos calóricos, ricos em açúcar e gordura. A pessoa ansiosa pode ter o apetite aumentado e ter um gosto por alimentos calóricos o que contribui para o aumento de peso.

Devido ao aumento de adrenalina e cortisona o cérebro aumenta seu apetite e faz com que tenha gosto por alimentos calóricos que vão lhe dar uma sensação temporária de prazer.

Mas e este aumento de peso, pode ser prejudicial? Claro que sim, pode ser o princípio até de uma depressão, devido às mudanças corporais.

AVISO!!!

Por isso, se você sente alguns dos sintomas descritos, procure orientação médica. Se detectado a tempo fica mais fácil tratar.

Mas e a TFT, pode ou não ajudar?

Bom, a TFT é um tratamento complementar a qualquer tipo de doenças ou sintomas e pode auxiliar tanto em problemas físicos ou emocionais. A TFT possuí uma sequência padrão (chamada algoritmo) para ansiedade. Então… antes de devorar um bolo inteiro só porque está se sentindo ansioso (a) é melhor fazer um tapping e se livrar do sentimento que está disparando a sua ansiedade!

A sequência para ansiedade tem uma eficiência de 80%. Ou seja, em cada 100 pessoas, 80 conseguem controlar a ansiedade com a sequência de TFT. E isso é maravilhoso. Eu mesmo trato minhas ansiedades desta maneira. Se o uso de medicamentos.

Se você não consegue controlar a sua ansiedade, experimente a TFT. Pode ser uma boa solução para o seu problema, quem sabe assim você não perde até uns quilinhos! Eu eliminei 10 kg e estou em busca de mais 5! Vamos nessa?

Scroll to Top