As Constelações Familiares

 

Os vários sistemas que pertencemos

A Constelação te conduz a compreender que nunca é tarde para ser feliz. É uma possibilidade de nos conhecermos por meio do campo energético de nossa família, levando em consideração genes, crenças, modelos comportamentais, histórias conhecidas e ocultas, tanto no tempo quanto no espaço.

Como funciona?

Através de procedimentos/dinâmicas de representação gráfica, pessoas (durante a pandemia tenho evitado as constelações em grupo) ou bonecos (constelações individuais) são posicionadas no campo (espaço de trabalho) representando os membros da sua família, ou da empresa que você trabalha, se for este o foco. Tudo isso a fim de fazer uma leitura dinâmica a partir do posicionamento/direcionamento dessas pessoas/bonecos e encontrar onde estão seus emaranhados (problemas/dificuldades). A constelação Familiar serve para que a pessoa possa se conscientizar dos antecedentes de fracasso, doença, desorientação, vícios, agressão, desejo de morte e muito mais.

Colocando de uma forma mais simples, você, com o meu auxílio e orientação, vai montar uma representação do seu sistema familiar com pessoas aleatórias (ou bonecos/objetos) que você vai escolher. A leitura (direção, proximidade, função) de cada elemento e micro-sistemas (ex. você e sua mãe, você e seu pai), vai nos permitir compreender melhor onde podem estar os seus problemas.

A Constelação Familiar é útil onde as decisões são necessárias, ou seja, onde há uma necessidade urgente para agir.

Eu quero me resolver os meus conflitos e agora?

Chega ser intrigante, mas nem todas as pessoas estão preparadas ou dispostas a abandonar seus conflitos. Aquilo que as atrapalham, impedem, bloqueiam, pois fazem parte da sua zona de conforto e já estão tão acostumadas com aquilo e tem medo do novo. Mesmo que o “novo” seja algo melhor.

Resolver os conflitos está mais na “coragem do fazer“, do que no “achar que eu quero“. A melhora parece uma decisão bastante óbvia, mas poucas pessoas tomam a atitude de melhorar, pois causam impactos profundos. Ao meu ver, sempre positivos.

O importante é que o primeiro passo, você já deu. É um ato de muita coragem estar aqui buscando algo melhor. Isso já demonstra que você está disposta(o) a ampliar sua consciência e resolver os seus problemas.

Indicações

  • Relacionamento com os pais;
  • Relacionamento com os irmãos;
  • Relacionamento com cônjuge;
  • Relacionamento interpessoais;
  • Dificuldades com Dinheiro;
  • Dificuldades Profissionais;
  • Relacionamentos abusivos;
  • Repetição de padrão;
  • Vícios;
  • Doenças;
  • Empresas (sim, empresas são bem parecidas com uma família/sistema e sujeitas as mesmas leis).

Quem se beneficia da Constelação, só eu?

Famílias – em todos os tipos de conflitos e dificuldades, na compreensão, ressignificação e resolução dos conflitos existentes.

Casais – conhecer um pouco mais sobre o outro e os seus porquês, para manter e melhorar o relacionamento entre o casal, além de ser um bom exemplo para os filhos;

Filhos – todos os tipos de problemas podem ser vistos sob o olhar da constelação: problemas escolares, repetição de padrão, desvio de conduta, doenças, agressividade, TDAH, vícios;

Doença – compreender a linguagem da doenças e qual a sua função; as dinâmicas das doenças e sintomas;

Profissão/Trabalho – em caso de conflito ou fracasso, como funcionário ou profissional autônomo; a relação com o dinheiro;

Negócios e Gestão – para a comunicação, hierarquia, tomada de decisões e liderança.

O que a Constelação Familiar não é?

Tem duas frases do Bert Hellinger que eu gosto muito: “A constelação não é terapia, mas extremamente terapêutica” e a outra “a Constelação não é solução para nada, mas é o princípio de uma”.

Não é uma pílula mágica, que você toma hoje e no momento seguinte está tudo resolvido. A constelação traz consciência mas a sequência é você quem precisará mudar/resolver. Depende da sua ação, comportamento, posicionamento.

Constelação não é e não tem nada haver com religião. Apesar de Bert Hellinger ter sido missionário, a abordagem tem ou outro olhar para família e suas leis/ordens. E quando falamos de antepassados também não tem nada de espiritual. Se trata mais de herança genética, transmissão de informações (faladas ou não) ao longo das gerações.

O que esperar

Uma ampliação da consciência. Entender os “por quês” sem o olhar de julgamento. Um diagnóstico bastante preciso de onde vem o problema. Mas é necessário agir, mudar. Com a consciência do que está errado, fica mais fácil tomar decisões mais sábias do que se deve ou não fazer.

O que não esperar

Novamente não esperar por um milagre. Que após a constelação tudo se resolva. Não é assim que funciona. Mas pode ter certeza que quem passa por um processo de constelação nunca mais será o mesmo. O impacto é profundo e muitas vezes sentido por todos do sistema, mas porquê você muda, e o outro sente, então muda também.

Ok, eu quero, como fazer? Quanto custa?

Agora é preciso agendar. Vamos marcar um horário e um dia para realizarmos a sua constelação.

O atendimento pode ser presencial (em Araçatuba) ou pode ser feito à distância pelo WhatsApp ou outro programa de vídeo conferência.

A sessão tem duração de 2 horas. Então reserve na sua agenda um dia que você pode dispor de 2 horas para olhar para sua vida de forma empática e sem julgamentos.

Consulte o investimento com minha equipe
E ae… vamos agendar? Clique aqui e vai abrir um link para mandar mensagem para o meu WhatsApp.

Um pouco de História para quem gosta de histórias.

Bert Hellinger é o fundador da Constelação Familiar (Familienstellen). Em 1978 ele começou sua pesquisa sobre o fenômeno da representação e descobriu as ordens básicas da vida (pertencimento, hierarquia e equilíbrio), que ele chamou de “Ordens do Amor”. Estas ordens formam a base da Constelação Familiar.

Scroll to Top