Depressão ou DDM (Distúrbio Depressivo Maior) pode ser tratada com a TFT?

Considerada o “mal do século” pela Organização Mundial da Saúde, a depressão ainda é um desafio para médicos e pacientes. Para TFT também não é diferente, é uma das indicações mais difíceis de ser tratada, já que envolve um processo químico e energético, mas com altos índices de efetividade no tratamento.

O que é?

A depressão, é um distúrbio mental caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e prostração, algumas vezes sem um motivo evidente. Tristeza constante, pessimismo latente, baixa autoestima, pouca energia e dores sem uma causa definida. Muitas vezes, tudo isso ao mesmo tempo. O depressivo pode, ocasionalmente, manifestar delírios e alucinações.

Somente quem já passou por quadros de depressão sabe o quanto é difícil suportá-la e até superá-la.

Hoje se sabe que a depressão não promove apenas uma sensação de infelicidade crônica, mas incita alterações fisiológicas, como baixas no sistema imune e o aumento de processos inflamatórios, o que a coloca como um fator de risco para condições como as doenças cardiovasculares.

Depressão é igual para homens e mulheres?

Um estudo recente da Universidade de Cambridge (Link para a publicação), nos Estados Unidos, mostrou que os cérebros de homens e mulheres reagem de forma muito diferente à depressão, o que pode demonstrar que os tratamentos deveriam ser feitos com abordagens diferentes. Segundo esta mesma pesquisa a depressão é duas vezes mais comum nas mulheres do que nos homens, mas eles, por outro lado, são mais propensos cometerem suicídio. CUIDADO REDOBRADO AQUI!

Causas

A depressão é na realidade uma ampla família de doenças, por isso denominada Síndrome. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.

Ninguém é depressivo porque quer! E NÃO, depressão não é frescura!

Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição. A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida.

Sinais e sintomas

  • Cansaço extremo
  • Fraqueza
  • Irritabilidade
  • Angústia
  • Ansiedade exacerbada
  • Baixa autoestima
  • Insônia (ou sono de má qualidade)
  • Falta de interesse por atividades que antes davam prazer
  • Pensamentos pessimistas
  • Pensamentos frequentes sobre a morte
  • Comportamentos compulsivos
  • Dificuldade para se concentrar
  • Problemas ou disfunções sexuais
  • Sensação de impotência ou incapacidade para os afazeres do dia a dia

Como é o tratamento com a TFT?

A TFT oferece um tratamento terapêutico alternativo ao paciente e com uma visão mais holística e energética baseada na acupuntura em conjunto com a psicologia. Para o corpo físico, a TFT proporciona um fortalecimento do sistema imunológico, remove bloqueios e toxinas do corpo. Através de sequências específicas de tappings (pequenos tapinhas com as pontas dos dedos) nos meridianos (e aqui existe um diagnóstico individual para cada paciente) é possível restabelecer o fluxo energético, eliminando os sintomas da depressão e restabelecendo o prazer pela vida. Com a TFT é possível trabalhar as causas da depressão sem se aprofundar nos motivos ou precisar expor o paciente. Seu método é não invasivo, sem efeitos colaterais e a própria pessoa pode se auto aplicar depois de a diagnosticada a sequência com um terapeuta TFT.

TEI (Toxinas Energéticas do Individuo)

Este é outro diferencial do tratamento com a TFT para depressão, a limpeza das toxinas que podem ser gatilhos que ativam a depressão. Através de testes físicos de cinesiologia é possível detectar alimentos ou agentes (perfumes, produtos de higiene, etc) que interferem no fluxo energético e consequentemente geram as doenças. Com a TFT é possível detectar estas toxinas e posteriormente neutraliza-las de forma que não interfira mais no campo energético.

Tratamento Presencial e a Distância pela Internet ou telefone

Como a TFT é uma técnica autoaplicavel (o paciente mesmo aplica as sequências) o tratamento pode ser feito a distância, bastando para isso que saiba exatamente a sequência de pontos que tem que estimular, o que torna o tratamento mais rápido e eficiente.

Quer saiba mais e agendar um atendimento? Clique aqui!

Eu também passei por isso!

Quer conhecer um pouco da minha história? Saber como eu cheguei até a TFT?

Eu também passei por uma crise de depressão, na verdade duas e a segunda foi junto com uma crise financeira terrível que mudou toda minha vida e dos meus familiares.

Leia aqui sobre como eu me curei de uma depressão

Considerações Finais

Eu não acredito em prevenção no caso da depressão. Acho que qualquer pessoa está sujeita a passar por uma crise ou estado depressivo. Como terapeuta TFT acho imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado, pois a TFT é um tratamento complementar, que não substitui o tratamento médico mas pode ser um excelente complemento ao tratamento e muitas vezes na cura desta patologia.

Scroll to Top