O que é Constelação Sistêmica

Você já pensou em observar sua própria vida mas no papel de 3ª pessoa?

Como assim? Imagine-se em uma situação qualquer. Sua visão é um tanto restrita, pois você só consegue olhar por seu ponto de vista. Agora, imagine-se num jogo de vídeo game que você consegue se afastar da cena e verificar tudo que ocorre a sua volta. Imagine poder analisar as outras variáveis envolvidas sem julgamentos, apenas constatações. Assim é a Constelação familiar.

E uma vez de frente com a verdade as possibilidades são infinitas.

Segundo Fernando Freitas, desenvolvedor do método Consciência Sistêmica, nossa vida é feita de ciclos e muitas vezes ficamos presos em algum ciclo da nossa vida e a solução do problema atual se encontra no próximo ciclo.

Dr. Fernando Freitas

O ser humano, a família e as organizações fazem parte de algo muito maior que é a Natureza. Ela tem princípios e leis que precisam ser respeitados e seguidos. E esse é o maior segredo que as pessoas infelizmente desconhecem e que definem o destino em direção à dor ou ao prazer.

O objetivo da metodologia desenvolvida por Freitas é fazer um diagnóstico rápido e preciso para realizar um tratamento eficiente. Para isso utilizamos três técnicas poderosas: Leitura Corporal, Linguagem das Doenças e a Constelação Familiar.

4 Leis Naturais da Vida

Para Bert Hellinger, desenvolvedor da Constelação Familiar Sistêmica, a vida é regida por algumas leis  tão implícitas em nosso inconsciente que nem mais nos damos conta. Destaque para 3 delas. Já o Dr. Fernando Freitas por sua vez acrescenta a relevância de uma quarta.
São elas:

  • Hierarquia: é uma ordem cronológica, que coloca os pais antes que os filhos, o primeiro filho antes do segundo, e o amor entre pai e mãe antes do amor entre pais e filhos. Não se trata de definir um grau de importância, mas, sim, respeitar a ordem dos fatos.
  • Equilíbrio entre dar e receber: se pauta pela necessidade de haver equilíbrio em todas as relações, o que gera respeito e igualdade de condições.
  • Pertencimento a um clã familiar: todos os membros têm o direito e o dever de serem reconhecidos como pertencentes à família, para que o sistema seja justo e equilibrado. Isso se aplica também a quem morreu precocemente, a deficientes, a filhos abortados, adotados, etc.
  • Tempo: a vida é feita de ciclos. Todos nós nascemos, crescemos, nos tornamos adultos e vamos para vida. Porém muitas vezes ficamos presos em algum período, em algum ciclo ou mesmo infantilizados, nos impedindo de ganhar a vida.

O cumprimento destas ordens trazem equilíbrio familiar e harmonia.

Resultado de imagem para bert hellinger sophie

Bert e Sophie Hellinger – desenvolvedores da Constelação Familiar Sistêmica