4 benefícios da constelação sistêmica

Depois de muito responder sobre o assunto resolvi escrever um pouco falando sobre os benefícios da constelação sistêmica, uma abordagem recente desenvolvida pelo filósofo alemão Bert Hellinger.

1. Relacionamento entre Parentes

Sim, como o nome mesmo diz a constelação é “sistêmica” porque analisa os diferentes sistemas a qual pertencemos. Família é um deles e os diferentes elementos pertencentes também: pai, mãe, irmãos. Através da constelação é possível analisar as diferentes dinâmicas sob novos pontos de vista e novos níveis de compreensão. Quando estamos inseridos em alguma situação nos dificulta ver e compreender o todo, ou ainda, aprender com tudo aquilo. E questões com pais e mães são muito mais comuns do que a gente pensa.

2. Solução de problemas afetivos

Antes de qualquer definição que tal avaliar o sistema afetivo que deu origem ao seu modelo? Como era o relacionamento dos seus pais? e dos pais deles? A partir desta análise já é possível verificar várias repetições de padrão em um sistema. Todos nós tendemos a repetir não só o padrão dos nossos pais, mas de outros que vieram antes deles.

Então antes de achar que você não nasceu para se relacionar com outra pessoa ou julgar que o “outro” não se encaixa ao seu jeito, este padrão pode vir de um bisavô ou bisavó. Algum tio excluído da família. E você nunca vai compreender porque diante de tantas boas oportunidades você escolheu uma que não tem nada haver com o que deseja.

Quer saber mais benefícios da constelação sistêmica? É só continuar lendo abaixo.

3. Solução de problemas financeiros

Primeiramente, é preciso olhar para suas próprias crenças sobre dinheiro. Como foi sua educação em relação a dinheiro? Como seus pais te ensinaram e mais importante, como eles mesmos trabalhavam este tema? Será que você não está repetindo a história de algum dos seus antepassados? Isso seria bastante comum, já que de forma oculta, nós somos bastante fiéis aos padrões ocultos da nossa família. Será este o seu caso???

Observando a lei do equilíbrio ressaltadas pela constelação sistêmica, onde deve haver um equilíbrio entre o dar e tomar, o dinheiro para permanecer com quem o recebe, exige uma troca justa, para ambos. Quando não há um desequilíbrio, acontece uma disfunção na gestão do valor. Ter dinheiro é uma responsabilidade. A partir do momento que você o possui, cabe a você movimentar sua vida, tomar a responsabilidade do seu caminhar na sua mão. É preciso assumir as suas decisões.

Na visão sistêmica, de Bert Hellinger, o sucesso dos negócios e na profissão vem com a bênção da mãe. Sem isso só há fracassos, pois o dinheiro tem a imagem da mãe; quem rejeita a mãe permanece pobre.

Para Hellinger, tomamos a vida como um todo, quem tem reservas em relação à mãe, que foi sua primeira e talvez mais importante experiência de nutrição e confiança oferecida pela vida, também terá reservas em relação à realização, ao sucesso e à felicidade. Quem rejeita sua mãe, quem não concorda com ela do jeito que é, rejeita também a vida e a felicidade.

4. Entendimento de questões pessoais

Estamos constantemente expostos a questões pessoais as quais muitas vezes não temos compreensão. Perguntas como: porque isto acontece comigo? Porque estou fazendo isso novamente? Fiz as escolhas certas? permeiam a nossa vida e nossos pensamentos ao ponto de nos impedir de prosseguir.

Mas o que fazer? como dar um novo olhar para isso? compreender de onde vem tantas questões?

A constelação sistêmica vai te ajudar a identificar o seu SELF, tirando as máscaras e sombras que te cercam e dão uma falsa sensação de verdade. Utilizando a frase de Carl Jung “quem olha para fora sonha. Quem olha para dentro desperta”. E não é melhor viver um momento de verdade do que uma vida de ilusão?

Estes são alguns dos benefícios da constelação sistêmica, uma nova maneira de ver a vida! De uma forma muito mais abrangente e clara.

É a solução para o seu problema? Não. Mas é certamente, o princípio para uma!

E aê… vamos marcar uma sessão e dar uma olhada no seus sistemas??

Manda um WhatsApp (18 99665-9246) para mim e agendamos um atendimento para te ajudar no seu problema.